Verdade ou imaginação?

      Em diversos momentos nos deparamos com essa questão. Ou pelo menos deveríamos, já que, como se pode se saber ao certo se vimos um fantasma ou foi o medo que projetou tal alucinação? Se vimos um espírito ou nossa vontade que ele aparesse foi forte o suficiente para fazê-lo ser "real" a nossa vista?

     Por diversas vezes são questionados cristãos com relação as suas visões de anjos e demônios. Serão verdade?
    Da mesma forma que pagãos são questionados se podem realmente ver fadas e duendes.
    Através dos tempos magos em todo mundo dizem ser possivel criar seres mágicos. Fazer com que eles ganhem vida. Se isso realmente é possível, seria aida mais questionável a real existência de tais seres já que eles podem ter sido simplesmente criados pela nossa mente. E se assim é, como são? Quais são as características de cada um? Se eu criei um dragão aqui com suas formas e características e alguém do outro lado do mundo fez o mesmo dando uma outra forma e outras características, ainda assim será um dragão?
    Não quero aqui questionar crenças pessoais e muito menos dizer que todas essas coisas são imaginação, pelo contrário, gostaria de colocar em pauta essa questão. Será que tudo é real? Será que tudo é imaginação?

Politeísmo X Monoteísmo

E aí, qual você prefere?

É óbvio que hoje em dia a cultura monoteísta tomou conta das cabeças das pessoas, afinal de contas porque se tornou tão absurda a existência de mais de um Deus?
Bom, mas vejamos as características de cada um, assim você decide o que é melhor.

Politeísmo


Casais: Em toda cultura politeísta os Deuses formam casais e tem até mesmo filhos (lógico que sempre tem um solteirão por ai), isso acaba por nos mostrar a dualidade masculino/feminino (sem falar na valorização da mulher como Deusa), acho muito mais facil acreditar em Deuses que amam e até traem, isso nos leva ao segundo tópico.  

Deuses mais humanos: Os Deuses não só amam e traem como também tem ódio, fúria e muitos outros sentimentos que geralmente são associados somente a nós (mas e a história de sermos imagem e semelhança de Deus, isso também não diz respeito a sentimentos?), assim podemos ter muito mais facilidade para nos indentificar com eles.

Responsabilidades: Já que temos muitos Deuses as responsabilidades de cada um são divididas, temos um Deus pras plantações, outro pros mares, outro pras montanhas. Peraí, isso quer dizer mais tributos?

Escolha: Você escolhe que Deus cultuar, seguir ou acreditar, ninguém te impõe nada, você não precisa acreditar em todos, alías você não precisa acreditar em nenhum, mas caso você queira eles estarão ali, uma série deles te esperando.

    Monoteísmo


    Praticidade: Se só existe um Deus a única escolha que você precisa fazer é; acreditar ou não, isso torna as coisas mais faceis não? Não, pois se você não acreditar você vai pro inferno.

    Inferno: Em qualquer cultura existe algum tipo de inferno seja lá como o chamem (tudo bem que o significado foi meio que destorcido) e esses infernos as vezes têm Deuses que deles cuidam, no cristianismo temos Satã, o grande demônio, que trás sofridão para as almas do inferno, agora vejamos, no Politeísmo cada Deus cuida de uma coisa (inclusive do reino dos mortos) e já que Satã cuida do inferno isso faz dele um Deus? Se acreditamos em Deus logo temos que acrediar no Diabo, isso não os coloca lado a lado?

    Deus controlador: O Deus do monoteísmo impõe medo nas pessoas (acredite nele ou arderá no inferno), assim elas correm pro único meio de salvação (Deus, espertão ele heim!?). Mas se ele é um Deus de amor e misericórdia, porque temos que temê-lo? Aliás, por que ele não pode viver em paz com os outros Deuses?

     Aqui nós entramos na questão sacerdotes, eles vivem falando em nome de Deus, afinal de contas quem nós seguimos, homens ou Deus? Homens. Eles não sabem o que Deus quer, mas foi nisso que fizeram agente acreditar, assim eles podem dominar nossas mentes com suas idéias, transformando a religiao deles na mais rica (estou falando de dinheiro mesmo e não cultura) do mundo.



      E ai, já escolheu?

      Quero deixar claro que não tenho nada contra cristãos nem contra seu Deus, o que não gosto é que homens usem o nome de um Deus para conseguir o que querem, sem falar na hipocrisia de alguns que pregam sua religião de amor mas por trás estão lá matando os outros para que esta religião (de amor) possa dominar.

      Festas e mais festas

      Esse post vai ser dividido em dois, na primeira parte vou falar do que são Esbás ou Esbaths; na segunda parte explicarei o que são Sabás ou Sabaths . Eu pretendia ainda mostrar um pouco dos ritos de Sabás, mas resolvi fazer isso em um próximo post mais detalhado sobre a roda do ano, ou até mesmo falar deles conforme vão chegando, ainda não me decidi.



      1° parte - Esbás


      O esbá é nada mais nada menos do que uma celebração lunar, alguns dizem que você tem que fazê-lo uma vez por mês (na lua  cheia), nessa celebração você cultua e homenageia a Deusa (lua), geralmente é uma ocasião de alegria, mas como qualquer outra coisa requer seriedade (alegria também tem que ser levada a sério). Alumas pessoas fazem o rito de Esbá a cada mudança lunar, por isso vou colocar aqui as caracteristicas de cada fase da lua.




      Características da Lua:

       Lua nova - Representa o lado obscuro da Deusa, o aspecto que ela não mostra, se faz feitiços obscuros nessa fase.



      Lua crescente - É o estado virginal da Deusa, nessa época corremos atrás das coisas já plantadas, como por exemplo reatar uma antiga amizade.


      Lua cheia - Simboliza a Deusa em seu estado de mãe, nesse ponto suas energias estão com força total e qualquer coisa feita nessa fase terá grande energia.


      Lua minguante - É a Deusa em seu aspecto de anciã, a morte está por perto, feitiços feitos nessa época não são bons, já que eles podem morrer junto com a lua (sempre tem exceções, é uma boa fase por exemplo para feitiços de cura, a doença mingua junto com a lua).






      parte - Sabás


      Sabás são as principais celebrações do calendário Celta. A palavra Sabá vem do grego Sabatu que significa "descansar". Ao todo são 8 celebrações, as 4 principais; Samhain (pronuncia: Sow-in), Imbolc (Im-'olk), Beltane e Lughnasadh (loo-n'suh).

      As quatro celebrações secundárias  são os solstícios (verão, inverno) e equinócios (primavera, outono). Os intervalos entre um festival e outro é de aproximadamente seis semanas, e eles "contam" a história da Deusa e do Deus, sendo um governante por cada metade do ano (inverno/outono - Deus; verão/primavera - Deusa)
       

      Antigamente estas celebrações duravam 3 dias e 3 noites (podendo chegar até 7) 

      Animal totem... pegue já o seu

      Olá, você já reparou que hoje em dia as pessoas tratam o tema animal totem (ou animal de poder)como se estivessemos em um mercado? Alguns simplesmente entram na internet e pegam o animal que mais gostam, aí saem por aí como se aquele fosse realmente seu animal. Existem até mesmo alguns sites que te dizem qual seria seu animal com base no seu nascimento e outras coisas. Grande BESTEIRA.



      Hoje em dia várias áreas do paganismo viraram modinha e por isso é muito fácil enganar trouxas ou iniciantes (geralmente trouxas iniciantes), o que essas pessoas tem que entender é que essas coisas são sérias (pelo menos para alguns) e devem ser respeitadas, mas eu sinceramente acho graça, isso mesmo, graça.

      Ah, vai dizer que você não dá aquela boa risada quando vê uma coisa dessas?

      Não vou colocar nesse post nenhum ritual, até porque esse não é o objetivo dele, se você é um desses trouxas, taí o aviso, se você conhece um trouxa avise-o (depois de dar umas boas risadas) e se vc não é um trouxa e não conhece nenhum, ótimo, parabéns continue assim.

      Bem Vindos

      Bem vindos ao Paganismo Teresópolis, trarei assuntos relevantes para toda e qualquer área do paganismo e espero que vocês comentem sobre os posts para que possamos pensar e refletir sobre a opnião de todos... Esperamos aqui conhecer pagãos de Teresópolis e arredores para montarmos grupos e reuniões, mas toda e qualquer pessoa (dos quatro cantos do mundo) são bem vindas.

      Seguidores