Festas e mais festas

Esse post vai ser dividido em dois, na primeira parte vou falar do que são Esbás ou Esbaths; na segunda parte explicarei o que são Sabás ou Sabaths . Eu pretendia ainda mostrar um pouco dos ritos de Sabás, mas resolvi fazer isso em um próximo post mais detalhado sobre a roda do ano, ou até mesmo falar deles conforme vão chegando, ainda não me decidi.



1° parte - Esbás


O esbá é nada mais nada menos do que uma celebração lunar, alguns dizem que você tem que fazê-lo uma vez por mês (na lua  cheia), nessa celebração você cultua e homenageia a Deusa (lua), geralmente é uma ocasião de alegria, mas como qualquer outra coisa requer seriedade (alegria também tem que ser levada a sério). Alumas pessoas fazem o rito de Esbá a cada mudança lunar, por isso vou colocar aqui as caracteristicas de cada fase da lua.




Características da Lua:

 Lua nova - Representa o lado obscuro da Deusa, o aspecto que ela não mostra, se faz feitiços obscuros nessa fase.



Lua crescente - É o estado virginal da Deusa, nessa época corremos atrás das coisas já plantadas, como por exemplo reatar uma antiga amizade.


Lua cheia - Simboliza a Deusa em seu estado de mãe, nesse ponto suas energias estão com força total e qualquer coisa feita nessa fase terá grande energia.


Lua minguante - É a Deusa em seu aspecto de anciã, a morte está por perto, feitiços feitos nessa época não são bons, já que eles podem morrer junto com a lua (sempre tem exceções, é uma boa fase por exemplo para feitiços de cura, a doença mingua junto com a lua).






parte - Sabás


Sabás são as principais celebrações do calendário Celta. A palavra Sabá vem do grego Sabatu que significa "descansar". Ao todo são 8 celebrações, as 4 principais; Samhain (pronuncia: Sow-in), Imbolc (Im-'olk), Beltane e Lughnasadh (loo-n'suh).

As quatro celebrações secundárias  são os solstícios (verão, inverno) e equinócios (primavera, outono). Os intervalos entre um festival e outro é de aproximadamente seis semanas, e eles "contam" a história da Deusa e do Deus, sendo um governante por cada metade do ano (inverno/outono - Deus; verão/primavera - Deusa)
 

Antigamente estas celebrações duravam 3 dias e 3 noites (podendo chegar até 7) 

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores